Meliponario Realeza
4 hrs atrás

🐝 Meliponicultores do estado de SP têm até o dia 31 de julho para a regularização da atividade, agora por meio de um sistema online.

A autorização deve ser obtida pelo Sistema Integrado de Gestão da Fauna Silvestre (Gefau), com base em informações autodeclaradas. Além disso, também é preciso fazer um cadastro junto à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, no sistema Gedave.

O site para a obter a autorização é: sigam.ambien************

Na plataforma também estão disponíveis listas de abelhas nativas sem ferrão do estado de São Paulo e de plantas melíferas, além de um manual do meliponário, com orientações para o preenchimento do cadastro.

A criação de abelhas no estado de São Paulo ocorre tanto em áreas rurais quanto em quintais urbanos, desempenhando um papel fundamental na polinização da produção agrícola, em áreas de reflorestamento e também em jardins e espaços verdes urbanos.

Esse serviço ecossistêmico conecta diferentes elos da cadeia produtiva, do campo à cidade, reforçando a interdependência entre agricultura, biodiversidade e sociedade.

A regularização da cadeia é um passo essencial para valorizar as boas práticas agrícolas e apícolas, reconhecer o papel de cada ator envolvido — produtores rurais, meliponicultores, técnicos e órgãos públicos — e promover um ambiente de confiança e cooperação.

Garantir a coexistência harmoniosa entre agricultura e apicultura é estratégico para que o setor assegure não apenas a produtividade das lavouras, mas também uma oferta contínua, segura e sustentável de mel e outros produtos, fundamentais para a economia, o meio ambiente e a segurança alimentar.

FONTE: Associação Brasileira De Estudos Das Abelhas